terça-feira, 23 de abril de 2013
O
Polydron é um material muito motivador que proporciona aos alunos a exploração
do mundo das formas e do espaço, combinando o divertimento da construção com a
aprendizagem da Matemática.
Os alunos do Clube da Matemática
construíram e planificaram sólidos geométricos. Exploraram modelos geométricos
de sólidos a 3 dimensões.
Construíram poliedros fantásticos!
Gostaram muito! Aprender
Matemática é divertido!
Parabéns a todos!
quarta-feira, 6 de março de 2013
Os alunos do Clube da Matemática realizaram algumas atividades com o Tangram. Desenvolveram e exercitaram a imaginação, o raciocínio lógico e exploraram diversos conceitos geométricos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Aqui estão algumas atividades relacionadas com o Carnaval realizadas pelos alunos do Clube da Matemática. Foi muito bom vê-los entusiasmados com a realização de todos os trabalhos. Parabéns! Bom Carnaval.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Os alunos do Clube da Matemática, incluindo os do Ensino Especial, realizaram algumas atividades de Natal com muita motivação e entusiasmo.
Construíram a árvore de Natal em Origami e decoraram-na com figuras geométricas.
Parabéns a todos!
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Os alunos participantes do Clube da Matemática resolveram desafios com fósforos. Elaborámos uma lista com dez desafios aumentando gradualmente o nível de dificuldade. Conseguiram resolver todos. Parabéns, meninos!
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
É com grande interesse e entusiasmo que, os alunos participantes do Clube da Matemática, realizam as atividades...
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Os alunos do 3º ano da EB1 nº 1, no dia 27 de setembro,
tiveram uma aula muito interessante sobre os sólidos geométricos. Utilizando o material Polydron, descobriram todas as
planificações do cubo e concluiram que nem todas as figuras que formaram,
com 6 quadrados, servem para construir o cubo.
Foi uma aula muito divertida!
quarta-feira, 30 de maio de 2012
sábado, 26 de maio de 2012
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Integrada no Plano Anual de Atividades,
realizou-se no passado dia 15 de Março, pelas quinze horas, no refeitório da
nossa Escola, o campeonato “Canguru Matemático sem Fronteiras 2012”.
Estimular o estudo e o gosto pela
Matemática foi o objetivo fundamental desta atividade. Participaram, na
categoria “Escolar” (5º e 6º anos de escolaridade), 99 alunos.
Estão de parabéns todos os alunos
que se empenharam na resolução da prova. Poderá ver os resultados obtidos, a nível de
escola clicando aqui.
A nível nacional os resultados poderão
ser conhecidos, posteriormente, no site do “Canguru Matemático sem Fronteiras2012”.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
A prestação dos alunos do
Agrupamento Vertical Dr. Francisco G. Carneiro que participaram no PmatE 2012
promovido pela Universidade de Aveiro, foi uma vez mais muito positiva e de
grande qualidade. A elevada representação ultrapassou os bons níveis de anos
anteriores e conseguiu um 3º lugar para a escola no MAISmat, competição de
matemática destinada a alunos do 2º Ciclo, tendo como opositoras 94 escolas de
todo o país. Arrecadou ainda o 2º lugar na NATWeb, prova para alunos do 2º
ciclo mas de ciências da natureza, num contexto de 11 escolas a nível nacional.
Também o 1º ciclo (escola de Stº
Amaro) alcançou o 11º lugar coletivo na prova do DIZ3, tendo defrontado 100 escolas.
Individualmente destacou-se a equipa MarLena, formada pelas alunas do 6º G,
Helena Barbosa Machado e Mariana Castro que, a nível nacional, se posicionaram
num honroso 4º lugar num universo de mais de mil (1000) equipas, na prova de
matemática (MAISmat).
A todos os que participaram,
muitos parabéns pelo dedicação e empenho prestado nesta missão bem difícil e
trabalhosa.
terça-feira, 13 de março de 2012
Como vem sendo hábito, mais uma vez os alunos do primeiro e segundo ciclos participaram na competição do PmatE (REDEmat e Diz3) que se realizou na nossa escola no dia 7 de março.
A competição decorreu com grande entusiasmo quer por parte dos alunos quer pelos professores dinamizadores.
Todos os alunos participantes estão de parabéns pelo empenho demonstrado.
Clica aqui para consultar a lista dos alunos participantes.
Clica aqui para consultar a lista dos alunos selecionados, na nossa escola, para a prova nacional, em Aveiro, no dia 23 de abril.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 8 de junho de 2011
terça-feira, 17 de maio de 2011
No dia 9 de Maio, dois grupos de alunos da Escola EB 2,3 Dr. Francisco G. Carneiro, um do primeiro ciclo e outro do segundo, deslocaram-se à cidade de Aveiro, a fim de participar nas Competições Nacionais do PmatE – Projecto Matemática Ensino.
Organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, este projecto visa promover o gosto e o sucesso pela Matemática.
A nossa escola contou com a presença de 30 alunos (1 equipa de 3º ano, 14 de 4º, 4 do 5º ano e 11 do 6º ano) tendo ficado classificada em 6º lugar, a nível nacional.
Nesta competição destacaram-se duas equipas do 5º ano com o nível 20, as equipa “Marlena” (Helena Machado e Mariana Castro, 5ºG) e “aei” (João Chaves e Cláudio Coutinho, 5ºD) tendo ficado posicionadas, respectivamente em 12º lugar e 63º a nível nacional, num universo de 1266 equipas (2532 alunos).
No 1º ciclo destacou-se uma equipa do 4º ano da EB1 nº 1 de Chaves, ( Joana Margarida Abreu Oliveira e Ana Margarida Martins Chaves) tendo alcançado o 1º lugar a nível distrital e 20º a nível nacional.
Veja
aqui a lista dos alunos, da nossa escola, participantes no MAISmat.Veja aqui a lista das equipas participantes(Maismat e DIZ3)A todos os participantes os nossos parabéns.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Integrada no Plano Anual de Actividades, realizou-se no passado dia 17 de Março, pelas quinze horas, no refeitório da nossa Escola, o campeonato “Canguru Matemático sem Fronteiras 2011”.
Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Estimular o estudo e o gosto pela Matemática foi o objectivo fundamental desta actividade.
Neste concurso participaram, cheios de entusiasmo, 146 alunos na categoria “Escolar” (5º e 6º anos de escolaridade).
Veja
aqui a lista dos resultados obtidos na escola.
Veja
aqui os melhores classificados a nível nacional.